Foto tirada pelo autor do conto |
TODOS NÓS JÁ VIMOS ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
MAS O QUE POUCOS SABEM , E QUE FOI ESPIRADA EM UMA PESSOA REAL UMA MENINA CHAMADA ALICE LIDDELL
Alice Liddell nasceu em Londres a 4 de maio de 1852 e foi a segunda filha de Henry George Liddell, deão da Christ Church College, em Oxford, na Inglaterra. Em fevereiro de 1856, Henry Liddell assumiu o cargo de deão, e Charles Dodgson, na época bibliotecário da Christ Church, conheceu Alice e apaixonou-se. Ela tinha apenas 3 anos de idade. Ele encontrou-a a 25 de abril, quando ela participava numa sessão fotográfica com seu amigo Reginals Southey. Ele pode fotografá-la, com suas duas irmãs a 3 de junho.
O envolvimento platônico de Dodgson com crianças é bem conhecido, ele adorava crianças e, se sentia muito ofendido se achassem que seu interesse era mais do que o gosto pela companhia. Alice tornou-se a maior paixão de Dodgson e fonte constante de inspiração para seus dois mais conhecidos livros, embora ao final da escrita de "Alice no país das maravilhas" a amizade estivesse diminuindo. Alice tinha 20 anos de idade quando o Leopoldo, Duque de Albany (o filho mais novo da Rainha Victória) chegou na Christ Church, tendo sido aluno de 1872 até 1876. Houve rumores de um romance entre ambos.
Em 1880 Alice casa-se com Reginald Hargreaves. Dodgson não estava presente no casamento, mas enviou-lhe , por meio de um amigo, um presente. Ela teve três filhos, os quais viveram com ela até sua morte em Hampshire. Curioso que ela tenha chamado seu primeiro filho de Leopoldo, e o Príncipe tenha chamado sua filha de Alice. Durante sua vida ela dedicou-se, em parte, a divulgação dos contos infantis feitos sob sua inspiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário