terça-feira, 11 de novembro de 2014

Curiosidades de "O Menino do Pijama Listrado"



Seu orçamento foi de 12,5 Milhões 

foi baseado em um livro 



Personagens sem nome

Apesar dos pais do protagonista possuírem nomes (Ralf e Elsa), eles são creditados no filme apenas como Mãe e Pai para reforçar o ponto de vista da obra que é totalmente ligado ao menino.



Nome trocado e ligado ao futebol

O personagem Meinberg teve seu nome traduzido para o inglês como "My Hill" ou "My Mountain". Coincidência ou não, o diretor Mark Herman é torcedor do time Hull City e o goleiro do time na ocasião chamava-se Boaz Myhill.



Aliança na mão errada? Não.

Embora muitos cinéfilos observadores possam ter achado que a personagem de Vera Farmiga (Elsa, a mãe) estaria usando a aliança de casada na mão errada, na Alemanha, o símbolo do matrimônio costuma ser usado na mão direita ao contrário da maioria dos países que usa na mão esquerda.



Agulha na mão errada? Sim.

Quando a mãe está fazendo tricô e escutando rádio, ela usa o método inglês onde a mão direita segura a lã. Na Alemanha, é a mão esquerda que faz a tarefa.



Ops! Erramos ...

Quando o protagonista retorna da visita que fez ao menino Shmuel, ele entra em casa e fecha a porta, mas quando sua mãe chega a câmera mostra a porta ainda aberta.



Característica mórbida de um lugar

Famoso pelas crueldades ocorridas em suas instalações, o campo de concentração Auschwitz não tem seu nome divulgado no filme, mas o que faz pensar que seria ele o retratado é a presença de de quatro fornos crematórios, único com esta mórbida característica.



Bandeiras erradas

As bandeiras nazistas no começo do filme são meio transparentes e pintadas em tecido parecido com nylon. Esse material nunca foi usado pelo exército alemão e elas sempre foram opacas.



Música incorreta

Quando o pai de Bruno desce pelas escadas durante a festa, se ouve o hino nacional da Alemanha, mas para a época que se passa o filme a opção foi incorreta, pois devíamos ouvir a canção Horst Wessel, hino do partido nacional socialista, o NSDAP.



Mancada na hora do adeus

Quando o menino Bruno se despede de seus amigos logo no começo do filme, é possível ver pontes ao fundo da cena e elas são daquelas que possuem mecanismos eletrônicos, algo improvável nos anos de 1940.



Cena triste e complicada de realizar

Sobre a cena em que crianças são vistas ao lado de muitos adultos sem roupa, o cineasta disse que tinha mais advogados do que outra coisa nos bastidores, mas todas as obrigações legais foram cumpridas para a realização dela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário