quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Tunelamento Quântico




Tunelamento Quântico é o efeito no qual uma partícula pode atravessar uma barreira que normalmente não têm energia para vencer.
Ele faz com que seja possível uma partícula passar por uma barreira física que teoricamente deveria ser impenetrável, ou pode permitir que um elétron escapar da atração do núcleo, sem no entanto ter a energia cinética para o fazê-lo. Mas, como isso é possível? Segundo a mecânica quântica, há uma probabilidade finita que qualquer partícula pode ser encontrada em qualquer lugar do universo, embora essa probabilidade é astronomicamente pequena para qualquer distância real a partir de partículas de caminho esperado.

Agora é a parte em que alguns podem ficar perplexos, quando a partícula se depara com uma barreira pequena o suficiente, cerca de 1-3 nm de largura, uma das quais os cálculos convencionais indicaria ser impenetrável pela partícula, a probabilidade de que a partícula irá simplesmente passar por essa barreira se torna bastante real. Isso pode ser facilmente explicado pelo que chamamos de Princípio da Incerteza de Heisenberg, que foi criado em 1927 por Werner Heisenberg, que consiste em restrições à precisão com que se pode efetuar medidas simultâneas de uma classe de pares de observáveis, o que limita a quantidade de informação que pode ser conhecida sobre uma partícula. Uma partícula pode “emprestar” energia do sistema que está atuando para usá-la para passar através da barreira, e depois simplesmente perdê-la novamente. Decifrar o tunelamento quântico e conseguir medir a posição e velocidade de uma partícula, ao mesmo tempo, com precisão absoluta poderia levar a Ciência à um patamar tão absurdo que nem os filmes de ficção científica poderia imaginar

Nenhum comentário:

Postar um comentário